top of page
Holep - HPB.png

Tratamento Definitivo

Realizada somente por especialistas, a Enucleação Prostática à laser (HoLEP) é um método revolucionário para o tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Recuperação rápida com menor tempo de internação hospitalar e sangramento. 

Equipe com mais de 200 procedimentos realizados utilizando HoLEP

Minimamente invasivo, preserva a função sexual, seuro e sem cortes.

Médicos altamente qualificados atuando nos estados de BH, SP e DF.

Tire suas dúvidas e entenda mais sobre a técnica cirurgica mais sofisticada no tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB) e veja os benefícios de se realizar o procedimento com médicos especialistas e pioneiros na área. 

PERG01.png

O preparo da cirurgia começa com a escolha dos melhores aparelhos para a realização do procedimento. Isso traz segurança, eficácia e contribui para um ótimo resultado final.

Entenda mais clicando no botão abaixo:

PERG02.png

A cirurgia de enucleação endoscópica da próstata ( HoLEP ) oferece inúmeras vantagens ao paciente por ser um procedimento minimamente invasivo.

Entenda mais clicando no botão abaixo:

PERGUN04.png

O pós-operatório envolve um período de internação que dura cerca de 24h, podendo ser mais curto. Geralmente o paciente recebe alta sem uso do cateter uretral que é usando após a cirurgia.

Entenda mais clicando no botão abaixo:

PERGUN025.png

A cirurgia não está contemplada no rol de procedimentos da ANS, ou seja, os convênios ainda não são obrigados a cobrir os custos deste procedimento. Entretanto...

Entenda mais clicando no botão abaixo:

Holep é igual à raspagem da próstata?

holep-569x569.png

O conceito da cirurgia de HOLEP é diferente da cirurgia tradicional de raspagem da próstata. Na cirurgia de raspagem, também conhecida como ressecção transuretral da próstata (RTU), o tecido doente é parcialmente retirado, ocasionando uma abertura do canal urinário e melhora dos sintomas. Entretanto, como o tecido doente não é completamente retirado, existe o risco de um novo crescimento desse tecido doente, que possui uma tendência biológica para crescer, e até 20% dos homens necessitam de um novo tratamento para o crescimento da próstata em um período de 10 anos. Quanto maior é o tamanho da próstata, menos efetiva é a cirurgia de raspagem para retirar o tecido doente, e maior é a chance de retratamento.

Na cirurgia de HOLEP, é realizada uma enucleação da próstata, ou seja, a retirada de todo o tecido doente em um procedimento único, sendo considerado então um procedimento definitivo, com menos de 1% de chance do paciente precisar de um novo procedimento cirúrgico. A característica do procedimento do HOLEP em tratar todo o tecido doente torna essa técnica muito eficiente para pacientes que possuem próstatas de qualquer tamanho, sendo este um procedimento virtualmente definitivo em qualquer situação.

Qualquer médico pode fazer cirurgia de Holep?

O HOLEP é um  procedimento com resultados excelentes.
 
Entretanto, essa cirurgia para ser bem realizada exige do cirurgião grande habilidade cirúrgica e um conhecimento extremo da anatomia da próstata e das estruturas nobres ao redor da mesma, principalmente o esfíncter urinário, que é o músculo que impede a perda involuntária da urina. Em razão desses fatores, poucos cirurgiões no Brasil tem a capacitação para realizar essa cirurgia entregando excelentes resultados. Alguns estudos indicam que os urologistas necessitam pelo menos 50 cirurgias para realizar o HOLEP em próstatas de até 80 gramas, e cerca de 100 procedimentos para se sentirem confortáveis para operar pacientes com próstatas grandes, acima de 80 gramas.

Mesmo após a curva de aprendizado de 100 casos, muitos cirurgiões ainda não conseguem entregar bons resultados

Sendo necessárias centenas de casos para atingir a excelência. Tão importante quanto a experiência é a técnica de HOLEP escolhida pelo cirurgião, já que esta cirurgia possui várias técnicas descritas. As diferentes técnicas podem gerar diferentes riscos de incontinência urinária, podendo variar entre 1 a 40% de chance dessa complicação ocorrer. A técnica de HOLEP que entrega os melhores resultados de continência urinária é a de “liberação precoce do esfíncter urinário”, com taxas de perda urinária menores que 1% após 3 meses de cirurgia.

Quais os aparelhos necessários para a realização do Holep?

holep - Laser.jpg

Para a realização da Enucleação prostática à laser são necessários equipamentos especiais:

. Laser de Holmium de alta potência: Aparelho que irá gerar a energia a laser que será utilizada para a dissecção do tecido prostático e para hemostasia (cauterizar os vasos sangrantes).

. Morcelador: Aparelho que vai “moer” e aspirar os fragmentos de próstata que são depositados dentro da bexiga após a Enucleação do tecido prostático propriamente dito.

. Aparelhos endoscópicos: série de câmeras e aparelhos que são introduzidos pela uretra para a realização da cirurgia. Vale salientar que esses aparelhos tem diversos calibres adequados a cada cirurgia.

bottom of page